Dia dos Povos Indígenas: Governo do Estado aplicou mais de R$ 22,9 milhões em aldeias por toda Bahia nos últimos anos

Sábado / 23.04.2022

Por Ascom SDR/CAR

O investimento é realizado por meio do projeto Bahia Produtiva, que é executado pela CAR/SDR, cofinanciado pelo Banco Mundial. (Foto: CAR/SDR)

Nessa terça-feira, 19 de abril, foi celebrado o Dia dos Povos Indígenas no Brasil, povos originários brasileiros que trazem no seu DNA a luta e a resistência na busca por seus direitos. Na Bahia, os últimos anos foram marcados por acesso a políticas públicas, com mais de R$ 22,9 milhões aplicados, pelo Governo do Estado, por meio do Bahia Produtiva – projeto esse executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), cofinanciado pelo Banco Mundial.

Os recursos são aplicados em sistemas produtivos estratégicos como o da apicultura e meliponicultora, bovinocultura de leite, aquicultura e fruticultura, além de qualificação de agroindústrias. As famílias indígenas são atendidas com infraestrutura para a produção, aquisição de insumos, apoio à gestão de empreendimentos e assistência técnica e extensão rural (Ater), visando o sustento, inclusão e preservação cultural e ambiental indígenas.

Segundo dados da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), são 25 etnias, localizadas em 192 comunidades, e mais de 6,6 mil famílias indígenas vivendo, na sua grande maioria, da agricultura familiar.