Dia Internacional da Família: Testes gratuitos de DNA estão disponíveis em Guanambi

Sábado / 14.05.2022

Por Gisele Almeida e Juliana Vital

Famílias em vulnerabilidade social são beneficiadas pelo projeto promovido pela UniFG e Cejusc; últimas chances para se inscrever em 2022. (Foto: Divulgação)

Celebrado neste domingo (15), o Dia Internacional da Família lembra a importância da formulação de políticas que beneficiem as famílias, principalmente no que se refere à proteção das crianças e adolescentes. Esse é o objetivo do projeto Pai Presente, viabilizado pelo Centro Universitário UniFG e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), que realiza testes de DNA gratuitos para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e precisam identificar a paternidade de crianças e adolescentes sob sua responsabilidade.

O encerramento do cadastramento das famílias para compor o projeto em 2022 estava previsto para o dia 14 de abril. Contudo, em virtude dos feriados, as inscrições foram reabertas. Para participar, os interessados devem realizar o cadastro pelo telefone (77) 99113-7484 ou comparecer pessoalmente à sede do Cejusc, localizado na Rua Vasco da Gama, número 317, no centro de Guanambi.

As coletas de sangue deverão ser realizadas até o mês de junho e os resultados enviados para as famílias assim que retornarem do laboratório, momento em que serão marcadas as audiências com as partes envolvidas.

“O reconhecimento de paternidade dá à criança e ao adolescente o exercício de vários direitos. Além do conhecimento da sua origem familiar, o direito ao auxílio material, financeiro. E entendemos que é muito importante para essas crianças e adolescentes”, disse a professora do curso de Direito da UniFG e supervisora do Cejusc Guanambi, advogada Cátia Guimarães.