MDR reconhece situação de emergência em Ibotirama

Sábado / 18.06.2022

Por Redação Sertão Hoje

O reconhecimento se dá devido ao período de estiagem que o município atravessa. A Portaria do MDR foi publicada quarta-feira (15). (Foto: Divulgação)

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência nos municípios baianos de Ibotirama e Butirama em razão da estiagem.

A portaria do MDR, publicada no Diário Oficial da União (DPU) de quarta-feira (15), também reconhece a situação de emergência em mais 9 municípios, são eles: Milhã (CE) e Lacerdópolis (SC) em razão da estiagem; Parambu (CE) devido à seca; Glória do Goitá (PE) e Primavera (PE) São Ludgero (SC) pelas chuvas intensas; Maués (AM) e Quaraí (RS) devido às inundações; e Agrolândia (SC) em razão das enxurradas.

Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

O reconhecimento se dá devido ao período de estiagem que o município atravessa. A Portaria do MDR foi publicada quarta-feira (15). (Foto: Divulgação)