Teste do pezinho: exame pode diagnosticar mais de seis doenças em recém-nascidos

Quinta / 23.06.2022

Por Juliana Gonçalves / Brasil 61

Junho é considerado o mês para conscientização dos pais sobre a importância do exame para a saúde dos bebês. (Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado)

Junho é considerado o mês para conscientização dos pais sobre a importância do teste do pezinho para a saúde dos bebês. A Triagem Neonatal Biológica (TNB) é um exame para rastreamento de algumas doenças que deve ser realizado em todo recém-nascido, de preferência do terceiro ao quinto dia de vida.

A pediatra Mariana Carvalho explica que é um exame simples, de fácil execução, realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou em unidade hospitalar quando o recém-nascido permanece internado após o parto. É feito com algumas gotinhas de sangue do bebê, que eram coletadas do calcanhar. Mas, após alguns estudos recentes, foi sugerido que a coleta passasse a ser feita na mão, porque os bebês sentem menos dor. A médica Mariana Carvalho ressalta a importância do teste. “Mas, independente, essas gotinhas de sangue elas precisam ser coletadas teoricamente no período neonatal, que é entre o nascimento e os primeiros vinte e 28 dias de vida. O ideal é que seja coletado entre três a cinco dias para que o bebê já tenha amamentado, utilizado algumas das enzimas e o teste seja mais fidedigno.”

O teste tem como finalidade identificar doenças endocrinológicas, metabólicas e genéticas, antes dessas doenças, de fato, apresentarem sintomas. Assim é possível evitar complicações.