Guanambi: 1° Seminário de Políticas Públicas de Inclusão para Pessoas com Deficiência

Quarta / 28.09.2022

Por Redação Sertão Hoje

Dia 21 foi celebrado o dia da luta da pessoa com a deficiência, que teve como objetivo reconhecer, reafirmar e refletir sobre as políticas e ferramentas para a inclusão para PcD.

A Prefeitura de Guanambi realizou, na última quarta-feira (21), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o 1° Seminário de Políticas Públicas de Inclusão para Pessoas com Deficiência (PcD). O evento foi realizado por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal do Idoso e Pessoa com Deficiência.

No último dia 21 de setembro foi celebrado o dia da luta da pessoa com a deficiência, que teve como objetivo reconhecer, reafirmar e refletir sobre as políticas e ferramentas para a inclusão para PcD.

O seminário foi aberto ao público em geral e contou com palestra da professora Joilce Karine Fernandes Silva Pereira. Joilce é pedagoga especialista em educação especial e Libras; mestra em educação com ênfase em pesquisas sobre Atendimento Educacional Especializado (AEE) e educação de surdos. Além disso, ela é professora de AEE da rede estadual de ensino, atuando no atendimento à área de surdez e professora do IFBaiano - campus Guanambi, atuando na disciplina de Libras e disciplinas da área pedagógica dos cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas. Atualmente está na coordenação no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE).

O evento contou com apresentações da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA) de Guanambi. E ainda com as presenças da Secretária de Assistência Social, Rubia Maria; vereadora Lilia; representantes da vereadora Miria Paes e do vereador Neto de Dim; Sandra Ferreira, representante do Conselho do Idoso e da Pessoa com Deficiência; Yuri Fernandes, representante das pessoas com deficiência; Edineide Maria, professora e diretora da educação inclusiva; Alessandra de Azevedo, Departamento de Atenção Básica da Saúde; e Tiago Neves, psicólogo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).