Itaberaba: MP faz pedido de tombamento de obra de arte mural de Lênio Braga

Terça / 08.11.2022

Por Ian Reis / Cecom MP-BA

Os dois painéis de azulejo/cerâmica estão localizados na Praça Flávio Silvany, no centro da cidade. Na foto, o Monumento ao Aguadeiro. (Foto: Divulgação / MP-BA)

O tombamento de duas obras de arte mural, localizadas no município de Itaberaba, foi solicitado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) a partir de laudo técnico elaborado pelo Ministério Público estadual (MP-BA), por meio do Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Nudephac). A solicitação foi realizada no último dia 4 pela promotora de Justiça Eduvirges Tavares, enquanto representante do MP no Conselho Estadual de Cultura. O laudo foi elaborado a pedido do promotor de Justiça Thyego de Oliveira Matos, titular da Promotoria de Justiça Especializada Ambiental de Itaberaba.

Uma das obras é do artista Lênio Braga, em parceria com o ceramista alemão Udo Knoff, e outra de autoria desconhecida. Foi requerido, também, o inventário para preservação de todas as obras de arte mural de Lênio Braga na Bahia. Os dois painéis de azulejo/cerâmica estão localizados na Praça Flávio Silvany, no centro da cidade. “Monumento ao Aguadeiro”, mural de Lênio e Udo, retrata um grupo de quatro aguadeiros que carregam em barris a água potável a ser distribuída pelas casas e vendida pelas ruas, profissão que persistiu até a década de 60. O segundo mural, de autor desconhecido, retrata uma paisagem rural com a presença de agricultores/vaqueiros.
 

Os dois painéis de azulejo/cerâmica estão localizados na Praça Flávio Silvany. Na foto, esse mural é de autor desconhecido. (Foto: Divulgação / MP-BA)