MDR reconhece situação de emergência em Brumado e mais 16 municípios

Terça / 20.12.2022

Por Redação Sertão Hoje

A portaria também reconhece a situação em mais 3 municípios baianos devido à estiagem e às chuvas fortes. (Foto: Brumado / Reprodução / Internet)

A Defesa Civil Nacional reconheceu, no último dia 15, situação de emergência em quatro municípios baianos atingidos por desastres naturais, sendo que em Brumado e Butirama a medida se deu devido à estiagem, enquanto em Itambé e Ibicuí foi devido às fortes chuvas que caíram na região.

A Portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), publicada no último dia 15, também reconhece a situação de emergência em mais 13 municípios espalhados pelo país, são eles: Florianópolis (SC), Gravatal (SC), Rancho Queimado (SC), São Pedro de Alcântara (SC) e Tubarão (SC), Uberaba (MG), Morretes (PR) e Jacupiranga (SP) em razão das fortes chuvas; Tupanciretã (RS) e Nossa Senhora da Glória (SE), que passam por um período de estiagem; Bento Gonçalves (RS) e Rio Fortuna (SC), que registraram enxurradas; Barão de Monte Alto (MG), que sofreu com queda de granizo. Já o município de Angelina, em Santa Catarina, que foi afetada por chuvas intensas, teve o estado de calamidade pública reconhecido.

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no Diário Oficial da União (DOU) com a valor ser liberado.