Caculé: vacinação contra Brucelose é aplicada em fêmeas bovinas através do programa Agora Tem ATER

Quinta / 09.02.2023

Por Redação Sertão Hoje

O Agora tem ATER é responsável por levar ao agropecuarista serviços mais complexos, planejados por uma equipe técnica multiprofissional. (Foto: Josivan Vieira / Ascom PMC)

A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Agricultura e Meio Ambiente (SEMEIA) realizou, na última sexta-feira (03), em uma comunidade rural a aplicação da vacina contra Brucelose em fêmeas bovinas. A ação foi realizada através do programa ‘Agora tem ATER’, que é responsável por levar ao agropecuarista serviços mais complexos, planejados por uma equipe técnica multiprofissional.

Durante a aplicação da vacina, o técnico responsável Gilvan Aguiar explicou que a vacinação contra Brucelose é obrigatória em fêmeas da espécie bovina e bubalina, na faixa etária entre três e oito meses. A Brucelose é uma zoonose que representa risco à saúde pública por ser transmissível ao ser humano, em situações onde ocorram o consumo do alimento contaminado.

O técnico Gilvan também frisou sobre a importância da vacinação como uma importante ferramenta que auxilia na prevenção de doenças tanto para o rebanho, como para a população que consome carne, leite e seus derivados. “A Vacinação da Brucelose é uma ferramenta de grande eficiência, que auxilia na prevenção da doença, protegendo assim os rebanhos bovinos e os consumidores de carnes, leites e derivados. O agropecuarista  que rotineiramente faz a vacinação do rebanho fica permitido junto a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) a comercializar os seus animais através emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA)”, finalizou Gilvan.