Guanambi se destaca no I Prêmio Cidades Empreendedoras – Brasil

Terça / 14.02.2023

Por ASCOM pref. Guanambi

A premiação trata-se de uma oportunidade de estimular o ecossistema de empreendedorismo e a replicação de boas práticas no país. (Foto: Reprodução / ASCOM pref. Guanambi)

Com o projeto “SAC Municipal – um instrumento de desburocratização”, Guanambi ficou entre as melhores cidades colocadas na categoria 2 – municípios de 51 mil a 100 mil habitantes – de 167 projetos inscritos em todo o país para o I Prêmio Cidades Empreendedoras – Brasil 2022.

O prêmio é uma iniciativa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e da Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato, do Ministério da Economia (Sempe/ME). Trata-se de uma oportunidade de estimular o ecossistema de empreendedorismo e a replicação de boas práticas no país.

A iniciativa surgiu a partir de uma pesquisa feita entre a Enap e a Endeavor, que levantou o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), com a análise das cidades com melhores ambientes de negócios para empresas, entre as 100 mais populosas do Brasil. O estudo gerou um poderoso acervo para entender quais aspectos dos municípios contemplados devem ser valorizados e quais precisam ser melhorados, além de trazer ao conhecimento público as iniciativas de cidades menores. As iniciativas contemplam ao menos um dos seguintes macrotemas: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso ao capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

Em nota, a Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, destacou que “com apoio e direcionamento do Prefeito Nilo Coelho, a finalidade da gestão é de promover e coordenar políticas públicas voltadas ao fortalecimento dos pequenos negócios e também de auxiliar o município a se tornar um lugar melhor para empreender”.

O titular da pasta, Secretário Fabrício Lopes, declarou que “esses projetos vão se estender ao longo dos anos, com feiras, eventos, programas, cursos e qualificações nas diversas áreas para o desenvolvimento econômico.”

 

Com o projeto “SAC Municipal – um instrumento de desburocratização”, Guanambi ficou entre as melhores cidades colocadas na categoria 2 (Foto: Reprodução / ASCOM pref. Guanambi)