Hospital Afrânio Peixoto comemora um ano de inauguração de sua ampliação

Terça / 21.03.2023

Por Redação Sertão Hoje

Nesse período foram realizados mais de 2.647 procedimentos. (Foto: Divulgação / Sesab)

No último sábado (18), o Hospital Afrânio Peixoto (HAP) inaugurado pela primeira vez na década de 1960, completou um ano de inauguração da sua ampliação, e nesse período foram realizados mais de 2.647 procedimentos. O HAP, localizado em Vitória da Conquista, desde a sua implantação, o hospital sempre foi uma referência para o município e para a região Sudoeste do Estado, à época, na área de saúde mental. No ano de 2017, após sua incorporação ao Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC), teve início a reforma que transformou o Hospital Afrânio Peixoto em unidade referência de cirurgias ortopédicas.

Em sua estrutura, o HAP conta com três salas de Centro Cirúrgico compostas por equipamentos modernos, que ofertam maior precisão durante a realização de procedimentos nas áreas de traumato-ortopedia, cirurgia geral, urologia e cirurgia vascular. Possui 80 leitos para internamento, ambulatório, apoio diagnóstico e terapêutico, o HAP funciona em regime de 24 horas por dia, com acesso exclusivamente por demanda referenciada pela Central Estadual de Regulação ou através do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), integrado aos demais pontos de atenção mediante processos regulatórios. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar nas áreas de nutrição, grupo de feridas, psicologia, fisioterapia e serviço social. Em seus primeiros 90 dias de funcionamento o HAP auxiliou no reforço aos mutirões de cirurgias eletivas, por conta da alta demanda na região e do represamento desse tipo de procedimento devido à pandemia por Covid-19.

Apesar da inauguração do HAP ter ocorrido no dia 18 de março, foi no dia 24 do mesmo mês que o primeiro paciente foi admitido. Diante disso, a direção do CHVC está organizando uma comemoração para os mais de 200 servidores que hoje atuam na unidade. “Escolhemos o dia 24 para celebrar pois foi quando admitimos o primeiro paciente na unidade”, explica Karine Borges, Coordenadora Administrativa do HAP. “Aguardamos os avanços dessa unidade, na perspectiva de ampliarmos cada vez mais o nosso leque de serviços. Para tanto, vamos realizar um café da manhã com todos os servidores, seguido de boa música, com os talentos da própria unidade. Estamos organizando, também, uma gincana com arrecadação de alimentos para doar para entidades parceiras do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista”, finalizou Karine.