Ibiassucê: Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) realiza gincana sobre conscientização de preservação ambiental e alimentação saudável

Quarta / 29.03.2023

Por Redação Sertão Hoje

O encontro foi organizado pelo mobilizador do NUCA, Fabrício Teixeira, através da prefeitura Municipal e secretarias de saúde, Assistência Social e Educação. (Foto: @prefeitura_de_ibiassuce)

Nessa terça-feira (28), a prefeitura de Ibiassucê publicou em suas redes sociais que, o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) de Ibiassucê, grupo integrante da metodologia do Selo Unicef, que é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), reuniu-se no Clube Náutico da cidade para realizar duas missões da Gincana Pelo Clima e Alimentação Saudável. O encontro foi organizado pelo mobilizador do NUCA edição 2021-2024, Fabrício Teixeira, através da prefeitura municipal e secretarias de saúde, Assistência Social e Educação.

O encontro contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Maria Placivana; o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Sandro Wagner, a Coordenadora de Gestão do Cadastro único e programas de transferência de renda, Jucélia Gomes e a articuladora do Selo Unicef no município, Kátia Brito, que na oportunidade falou da importância do grupo e da participação de cada adolescente para fortalecer as políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes do município.

De acordo com a prefeitura, com uma linguagem voltada para o público adolescente, o objetivo do evento foi estimular a reflexão sobre como diminuir os impactos ambientais das mudanças climáticas e esclarecer sobre como a alimentação saudável pode ser instrumento de preservação ambiental. Partindo da realidade local de Ibiassucê, os adolescentes, juntos, refletiram estratégias e ações importantes para transformar este cenário. “Nossas ações precisam partir da nossa realidade, seja em nossas comunidades ou cidade, para podermos juntos fazer a diferença em escalas maiores”, resume Fabrício Teixeira, mobilizador do grupo.

A 1ª missão da gincana buscou identificar os impactos das mudanças climáticas e as principais causas em Ibiassucê. Apontando como essas mudanças e impactos afetam o direito humano à alimentação adequada (DHAA), ou seja, acesso regular e permanente aos alimentos, tanto em quantidade quanto à qualidade da alimentação. Já a 2ª Missão focou na Identificação dos principais riscos e causas de desastre ambiental climático no município, como riscos de desertificação, queimadas, escassez de água potável, entre outros, apontando como esses eventos poderão impactar o sistema de abastecimento alimentar municipal.