Caetanos: Defesa Civil reconhece situação de emergência por período de estiagem

Sábado / 06.05.2023

Por Redação Sertão Hoje

No momento, o número de municípios em situação de emergência devido a desastres em todo o Brasil é de 1.486. (Foto: Divulgação)

Nessa sexta-feira (05), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em mais 12 cidades atingidas por desastres em nove estados do país. No momento, o número de municípios em situação de emergência devido a desastres em todo o Brasil é de 1.486 e o estado com maior reconhecimento, até essa sexta, é o Pará com três cidades atingidas por fortes chuvas, sendo elas: Ananindeua, Capitão Poço e Novo Repartimento.

Na região Nordeste, a cidade de Caetanos, na Bahia, e a cidade de Calçados, em Pernambuco, enfrentam um período de estiagem. No Ceará, Ibaretama foi castigada por chuvas intensas. O mesmo desastre foi registrado nos municípios de Bom Jardim, no Maranhão, Pedro II, no Piauí, e Apodi, no Rio Grande do Norte. Nas regiões Sul e Sudeste, em Minas Gerais o município de Maria da Fé enfrentou chuvas intensas. Já no Rio Grande do Sul, as cidades de Igrejinha e Minas do Leão enfrentam a estiagem.

A cidade de Alta Floresta D’Oeste, em Rondônia, nessa sexta, foi reconhecida pelo MIDR como estado de calamidade pública por chuvas intensas.

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada. As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com valor a ser liberado.