IF Baiano Campus – Guanambi difunde tecnologias sobre Palma Forrageira para outros Campi

Segunda / 17.07.2023

Por Redação Sertão Hoje

Foram abordados os principais eixos de plantio, manejo, e uso na nutrição animal, apresentados por meio de pesquisas publicadas. (Foto: Instagram / @ifbaianoguanambi)

Nos dias 6 e 7 de julho, o IF Baiano Campus – Guanambi recebeu servidores de onze dos 14 Campi do Instituto Federal Baiano (IFBA) para um treinamento sobre o cultivo da palma forrageira. Segundo o IF, a atividade teve como objetivo apresentar técnicas de produção e uso da palma forrageira, bem como metodologia de experimentação e resultados consolidados de pesquisas conduzidas pelo Campus Guanambi e instituições parceiras.

O público alvo foi composto por 20 servidores de Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Catu, Governador Mangabeira, Itaberaba, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Uruçuca e Valença, todos vinculados aos setores de produtivos de seus Campi, além de profissionais autônomos (as) de Guanambi.

O treinamento, de acordo com o Instituto, foi ministrado por servidores do Campus Guanambi, com grande expertise no tema, como os professores João Abel da Silva, Marcelo Rocha, Paulo Emílio Donato e Sérgio Donato, o Coordenador de Unidades Educativas de Campo (Cuec), e o discente de Engenharia Agronômica, Rômulo Soares, bolsista da Iniciação científica (CNPq). Nos dois dias de encontro, foram abordados os principais eixos de plantio, manejo, e uso na nutrição animal, apresentados por meio de pesquisas publicadas em periódicos científicos e em livros sobre técnicas de cultivo.

Nos últimos anos, a palma forrageira assumiu um papel importante na pecuária do semiárido, não só para pequenas propriedades, mas também nas médias e grandes. A sua resistência à seca e produção elevada de forragem tem feito com que o seu cultivo seja cada vez mais atraente para alimentação de rebanhos.