Vitória da Conquista: PRF resgata pássaros da fauna silvestre sendo transportados de forma ilegal em ônibus na BR-116

Sexta / 28.07.2023

Por Redação Sertão Hoje

7 pássaros da espécie Coleira e 2 da espécie Bigode foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). (Foto: Divulgação / PRF na Bahia)

Na tarde dessa quarta-feira (26), nas imediações do Km 830 da BR 116, trecho do município de Vitória da Conquista, policiais rodoviários federais realizavam fiscalização de trânsito quando abordaram o ônibus interestadual que fazia o itinerário São Paulo (SP) x Arapiraca (AL) e constataram um flagrante de transporte de aves silvestres de forma ilegal.

Ao fiscalizar o interior do ônibus, os policiais encontraram uma gaiola contendo 7 (sete) pássaros da espécie Coleira e 02 (dois) pássaros da espécie Bigode. Os animais estavam acondicionados em uma mochila de cor preta, escondida embaixo de uma poltrona. O homem de 44 anos admitiu estar em viagem de passeio com destino a Ibateguara-AL e que levaria as aves para este destino final. Diante das informações obtidas, a PRF constatou, a princípio, a ocorrência de crime ambiental, configurado pela prática de matar, perseguir, caçar, apanhar e vender espécimes da fauna silvestre, o que é proibido por lei.

Segundo a PRF, a equipe realizou a lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e o autor firmou um termo de compromisso para comparecer em juízo, conforme for intimado, a fim de responder pelo crime ambiental cometido. Além disso, as aves resgatadas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Vitória da Conquista, onde receberão os cuidados necessários e, posteriormente, poderão ser reintroduzidas em seus habitats naturais, informou a polícia.