Estudo calcula dívida de R$ 47 bilhões da União com municípios brasileiros

Quarta / 04.10.2023

Por Ascom UPB

A mobilização acontece até esta quarta-feira (04) e busca denunciar a grave crise financeira enfrentada pelos municípios e buscar soluções. (Foto: Divulgação / UPB)

Durante a Mobilização Municipalista “Municípios sem estrutura, população desassistida”, que reúne mais de 2 mil prefeituras em Brasília, aconteceu um encontro na Controladoria-Geral da União (CGU), nessa terça-feira (03). Na oportunidade os prefeitos e prefeitas entregaram um estudo sobre a dívida da União com os municípios e a defasagem dos repasses oriundos dos programas federais. Organizadora da mobilização, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) calcula que a União deve cerca de R$ 47 bilhões aos municípios brasileiros.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, detalhou o documento entregue e destacou o grave problema dos programas federais, criados pela União, que não passam por nenhum tipo de correção dos valores repassados e se tornam grandes problemas para as gestões. Ele complementou que as prefeituras precisam atender à população e, ao mesmo tempo, não têm dinheiro para prestar o serviço. “Os programas criados pelo governo pararam no tempo, não têm conversão e isso inviabiliza as gestões dos municípios”, lamentou.

O ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho, disse que busca ter uma atuação mais colaborativa com os municípios e destacou o papel educativo da controladoria. “A gente tem um entendimento aqui que a nossa função como controle interno é auxiliar o gestor. Antes de apontar o erro a gente tenta evitar o problema. Senão não tem sentido ter um controle interno”, enfatizou.

A mobilização acontece até esta quarta-feira (04) e busca denunciar a grave crise financeira enfrentada pelos municípios e buscar soluções.