Ibiassucê realiza 5ª Conferência Municipal de Cultura

Quarta / 29.11.2023

Por Redação Sertão Hoje

O evento ocorreu no Auditório Municipal Anísio Teixeira, com o tema "Cultura e Democracia em Construção na Terra da Liberdade". (Foto: Divulgação / Ascom)

Na última semana, entre os dias 24 e 25, a Prefeitura de Ibiassucê, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, em conjunto com o Conselho Municipal de Política Cultural de Ibiassucê (CMPC), realizou a 5ª Conferência Municipal de Cultura. O evento ocorreu no Auditório Municipal Anísio Teixeira, com o tema "Cultura e Democracia em Construção na Terra da Liberdade".

Segundo a prefeitura, essa iniciativa soma-se aos esforços colaborativos entre a sociedade e o poder público para o avanço das políticas culturais. Além disso, destaca-se a ativação do Conselho, a criação do CNPJ do Fundo de Cultura, a inclusão da unidade no Orçamento de 2024 e a adesão ao Sistema Nacional de Cultura, processo que já foi iniciado.

O Presidente do CMPC enfatiza: “o CMPC tem sido um instrumento fundamental para a proposição e construção de pontes entre o poder público e a sociedade civil. Foi criado em 2016, e recentemente, em agosto de 2023, realizou sua primeira eleição. Nossa conferência de hoje é um espaço para discutir esses desafios e buscar soluções, juntos. E para garantir que as políticas de cultura prosperem em nossa terra, precisamos garantir que todos tenham voz, que todos tenham oportunidades e que todos sejam ouvidos”.

A Conferência abordou diversos eixos temáticos, incluindo: Territorialização, Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do acesso à cultura, aos serviços e equipamentos culturais, bem como a participação social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda, Sustentabilidade e Direito às Linguagens, Meios Artísticos e Digitais.

No encerramento da conferência, as propostas discutidas e elaboradas em cada eixo foram submetidas à apreciação dos delegados em plenária, sendo aprovadas por estes. Logo após, cinco delegados foram eleitos para representar o município no âmbito territorial e uma delegada para a etapa estadual. Segundo a prefeitura, a listagem das propostas e deliberações será divulgada em resolução do CMPC.