Cirurgião Dr. Agostinho Lira assume a direção médica do Hospital Municipal de Guanambi

Sexta / 08.12.2023

Por Redação Sertão Hoje

O profissional tem como foco montar toda a estrutura necessária para resolver a alta demanda por cirurgias eletivas. (Foto: Divulgação / Ascom)

Um dos médicos cirurgiões mais conceituados de todo o Nordeste, Dr. Agostinho Lira assumiu nesta quarta-feira (6), a direção médica do Hospital Municipal de Guanambi (HMG). O decreto de nomeação foi publicado no Diário Oficial do Município. O profissional tem como foco montar toda a estrutura necessária para resolver um dos grandes desafios da gestão que é a alta demanda por cirurgias eletivas, que não são realizadas na estrutura do HMG.

O prefeito Arnaldo Azevedo, expressou satisfação com a nomeação e também com o recebimento do valor da emenda para compra de equipamentos. “Com muita felicidade que estamos aqui ao lado de Dr. Agostinho, fiz o convite e fiquei feliz que ele aceitou, é um profissional que tem um relevante trabalho prestado para a saúde de Guanambi e região. Agradeço também ao ex-deputado Luiz Augusto e ao deputado Felipe Duarte, pois o valor da emenda de mais de R$ 1 milhão e 300 mil reais de reais para a compra de equipamentos já entrou na conta nesta segunda (4) ”, comemorou o prefeito.

Segundo Dr. Agostinho, o prefeito teve a sensibilidade necessária para enfrentar o desafio de resolver a questão das cirurgias eletivas “Estaremos em breve montando este centro cirúrgico para realizar as cirurgias eletivas em alta escala, este será o nosso foco, além de oferecer um atendimento digno e humanizado”, disse.

De acordo com o secretário de Saúde, Edmilson Júnior, assim que a licitação para a compra dos equipamentos for realizada, a estrutura do HMG terá capacidade de realizar cirurgias ortopédicas e eletivas, como de hérnias, vesículas, histerectomia, etc. “Agostinho é um profissional conceituado e consolidado, nesta semana já iniciaremos a licitação para compra de equipamentos, pois como disse o prefeito, o recurso já está na conta”.

Conforme o subsecretário de Saúde Manoel Paulo, o prefeito assim que assumiu a gestão, conseguiu destravar a emenda que já está disponível e o HMG tem uma previsão de realizar uma média de 150 cirurgias eletivas por mês. “A licitação já será realizada nesta quinta (7), e em breve, teremos equipamentos modernos à disposição da equipe, que estará sob a coordenação deste conceituado profissional de nossa medicina”, concluiu.