Guanambi: prefeito se reúne para debater a crítica diminuição da vazão na Barragem de Ceraíma

Quarta / 17.01.2024

Por Redação Sertão Hoje

Segundo dados oficiais da Codevasf, as últimas chuvas trouxeram para a Barragem de Ceraíma apenas 486 mil metros cúbicos de água. (Foto: Divulgação / Ascom Pref. de Guanambi)

Nesta sexta-feira (16), o prefeito de Guanambi, Arnaldo Azevedo, se reuniu com o secretário municipal de Agricultura Vanderlei Florêncio e com o presidente da Cooperativa Agrícola de Irrigação do Projeto de Ceraíma, Marco Antônio Fraga, para tratar da rápida diminuição da vazão do reservatório da Barragem de Ceraíma.

De acordo com Marco Antônio, o reservatório está com cinquenta por cento da sua capacidade total, com 25,1 milhões de m³. “Esse número se deve ao fato de que a EMBASA continua utilizando a água da Barragem de Ceraíma para abastecimento de muitas cidades, que deveriam ser abastecidas pela Adutora do São Francisco”, afirmou o líder cooperativista.

Segundo o secretário municipal, o projeto de irrigação de Ceraíma é de grande importância para os produtores rurais do distrito e para região de Guanambi, tendo em vista que o perímetro consegue abastecer toda a nossa região, além de gerar aproximadamente 3.000 empregos diretos, tornando estas famílias dependentes da água da barragem para continuarem produzindo. “Nesse sentido, apresentamos o problema para o Prefeito Nal, que declarou total apoio a causa e preocupação, afirmando que buscará o mais rápido possível, a melhor forma de resolver a questão, junto as autoridades ligadas a Embasa e Codevasf”.

Segundo dados oficiais da Codevasf, as últimas chuvas trouxeram para a Barragem de Ceraíma apenas 486 mil metros cúbicos de água. Nesta mesma época do ano passado, o volume era de 42,1 milhões de m³, perfazendo o volume de 82,4%.

Segundo dados oficiais da Codevasf, as últimas chuvas trouxeram para a Barragem de Ceraíma apenas 486 mil metros cúbicos de água. (Foto: Divulgação / Ascom Pref. de Guanambi)