Guanambi: barragem de Ceraíma sobe quase dois metros e supera 61% de sua capacidade total

Terça / 30.01.2024

Por Redação Sertão Hoje

“Espero que a barragem chegue no limite de sua capacidade e ofereça maior segurança hídrica para os colonos de Ceraíma”, disse o prefeito Nal Azevedo. (Foto: Divulgação / @lagodeceraima)

Nesta segunda-feira (29), o diretor do escritório da Codevasf de Guanambi, Hudson Faria, averiguou a situação da barragem de Ceraíma. De acordo com o servidor, as chuvas dos últimos dias fizeram com que a barragem de Ceraíma subisse 1 metro e 78 centímetros, superando os 61% de sua capacidade.

Segundo Faria, desde a data de 22/12 até o dia de hoje, a barragem ganhou 6 milhões de metros cúbicos, faltando ainda 5 (cinco) metros para que possa chegar até o seu vertedouro lateral. O secretário municipal de Agricultura, Vanderlei Florêncio, comemorou os dados e frisou que agora a Embasa terá de deixar de utilizar a enorme quantidade de água diária e buscar usar a adutora do algodão para abastecer as cidades. “Estou junto com o prefeito nesta luta, pois se baixarmos a guarda, a Embasa seguirá utilizando a água da barragem e deixando de lado a adutora do algodão, seguiremos lutando”, disse.

Em entrevista concedida para a TV Sudoeste na manhã desta segunda-feira, o prefeito de Guanambi, Nal Azevedo, comemorou o aumento da capacidade da barragem. “Espero que a barragem chegue no limite de sua capacidade e ofereça maior segurança hídrica para os colonos de Ceraíma poderem enfrentar o próximo período de seca”, afirmou.

Conforme a prefeitura, antes do período chuvoso de janeiro, a barragem desceu até perto de 50% de sua capacidade, o que gerou enorme preocupação dos colonos do distrito irrigado de Ceraíma, pois a água da barragem tem sido utilizada pela Embasa para abastecer diversos municípios, não sendo utilizada a Adutora do Algodão.

“Espero que a barragem chegue no limite de sua capacidade e ofereça maior segurança hídrica para os colonos de Ceraíma”, disse o prefeito Nal Azevedo. (Foto: Divulgação / Ascom)