SESAU faz solicitação para uso do carro fumacê em Brumado

Sexta / 08.03.2024

Por Redação Sertão Hoje

O município já contabiliza 374 notificações, tendo a necessidade de utilizar a “cortina de fumaça” como aliada no combate à dengue. (Foto: Divulgação)

Na manhã desta quinta-feira (07), o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Feres, fez uma solicitação junto à Secretaria Estadual de Saúde para a utilização do carro fumacê em algumas localidades do município. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), o motivo pelo qual a solicitação foi feita somente agora é que o carro fumacê segue critérios do Ministério da Saúde para ser utilizado e isso só ocorre quando um local apresenta uma grande quantidade de casos notificados de dengue, zika e/ou chikungunya.

Embora seja eficaz para controlar o mosquito transmissor dessas doenças, o inseticida usado traz alguns riscos ao meio ambiente e à saúde humana, como morte de insetos polinizadores, a exemplo da abelha, e problemas respiratórios. Por isso, o uso do carro fumacê é feito de forma responsável e controlada. Ainda conforme a SESAU, até meados de fevereiro a situação em Brumado era tranquila, mas de lá para cá muitos casos começaram a aparecer e neste momento o município já contabiliza 374 notificações, tendo a necessidade de utilizar a “cortina de fumaça” como aliada no combate à dengue.