Caculé: carro fumacê chega ao município para intensificar combate ao Aedes Aegypti

Terça / 28.05.2024

Por Redação Sertão Hoje

A ação se estenderá até o dia 11 de junho. (Foto: Divulgação / Ascom Pref. de Caculé)

A partir desta terça-feira (28), a Prefeitura de Caculé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, iniciará uma intensificação das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, que se estenderá até o dia 11 de junho. Segundo a prefeitura, a ação abrangerá diversos bairros da cidade, comunidades rurais e contará com a aplicação de inseticida de Ultra Baixo Volume (UBV) pesado, popularmente conhecido como Fumacê.

Em conversa com a assessoria de comunicação do município, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Camila Neves, explicou que a intensificação ocorrerá nos bairros e comunidades rurais com maior índice de infestação pelo Aedes aegypti, além de notificações e casos confirmados de Dengue, Zika e Chikungunya. “Realizamos uma avaliação detalhada da situação em cada bairro de Caculé, identificando as áreas de maior risco para a ocorrência dessas doenças. Com base nessa análise, elaboramos estratégias específicas para o combate ao mosquito, incluindo tratamento focal com larvicida, tratamento perifocal com bomba costal e tratamento espacial com equipamento portátil motorizado”, afirmou Camila.

Durante a aplicação do Fumacê, a Secretaria de Saúde do município recomenda algumas medidas de proteção: animais domésticos devem ser protegidos contra o produto, bebedouros de animais devem ser colocados para baixo e lavados em seguida, as roupas devem ser retiradas do varal e aqueles moradores que possuírem criadouro de abelhas devem procurar um agente de endemias, pois as abelhas são sensíveis ao produto.