Barreiros implantados pela Codevasf asseguram água para comunidades baianas

Quinta / 17.12.2015

Por Redação Sertão Hoje

Barreiros para acumulação de água tem minimizado o impacto das estiagens prolongadas em 22 municípios (Foto: Frederico Celente/Codevasf)

Barreiros para acumulação de água, também conhecidos por pequenas barragens ou aguadas, tem minimizado o impacto das estiagens prolongadas em 22 municípios da área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, que tem sede em Bom Jesus da Lapa (BA). Os barreiros, destinados principalmente para dessedentação animal em áreas do semiárido fortemente atingidas pela estiagem, estão beneficiando 70 comunidades rurais dessa região. Os reservatórios têm capacidade média de acumulação de 3,5 milhões de litros de água e atende, em média, a 20 famílias de produtores rurais. A água dos barreiros geralmente é utilizada para consumo animal e para irrigação de pequenas hortas comunitárias, além de ajudar na alimentação do lençol freático.

O público prioritário dos barreiros é composto por famílias que têm renda per capita mensal de até R$ 140. A identificação dos potenciais beneficiários é feita individualmente, em visita às residências. De acordo com a Superintendência Regional da Codevasf, foram investidos cerca de R$ 2,8 milhões para executar essas obras nos municípios. Os recursos são provenientes do programa Água para Todos, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e executado pela Codevasf em sua área de atuação. Foram construídos 20 barreiros na primeira etapa de execução do programa (2011/2012) e mais 50 na segunda etapa (2013/2014).