Centro Médico Veterinário realiza mutirão gratuito de castração de gatos em Guanambi

Terça / 01.10.2024

Por UniFG

Além da questão de saúde pública, evitando a reprodução desordenada dos pets, a castração também previne algumas doenças nos felinos, a exemplo do câncer de mama. (Foto: Divulgação)

Nos últimos dias 18, 19 e 20, o Centro Médico Veterinário da UniFG, instituição pertencente ao Ecossistema Ânima, promoveu um mutirão gratuito de castração de gatos. A inciativa faz parte da comemoração dos 5 anos de funcionamento da clínica, inaugurada em setembro de 2019. No dia 18 de setembro, a equipe da unidade realizou as consultas e coletas de exames para as avaliações pré-operatórias de 20 gatos, selecionados para o mutirão por meio de inscrição prévia e gratuita. Nos dias 19 e 20, os animais passaram pelo procedimento de castração.

Além da questão de saúde pública, evitando a reprodução desordenada dos pets, a castração também previne algumas doenças nos felinos, a exemplo do câncer de mama. Outros benefícios são a redução de comportamentos territorialistas dos felinos e aumento da expectativa de vida.

A médica veterinária Layzzia Cardoso, responsável técnica da unidade, destaca que a ação comemorativa teve também o objetivo de beneficiar a comunidade guanambiense, que foi a principal parceira e esteve sempre presente ao longo dos anos. “Nesses 5 anos do Centro Médico Veterinário, a clínica desempenhou um papel fundamental na formação e capacitação de diversos médicos veterinários, além de se empenhar bastante na prestação de serviços de qualidade para a população. Sou muito grata e estou muito feliz em fazer parte deste momento e desta equipe”, disse.

Lucélia Amorim é tutora do gatinho Pirata e aproveitou o mutirão para realizar a castração do felino. “Muito obrigada a toda equipe, aos médicos veterinários e aos estudantes do Centro Médico Veterinário da UniFG pelo cuidado, carinho e atenção que tiveram com os animais e também com os tutores. Essa iniciativa faz uma grande diferença, especialmente para a população em situação de vulnerabilidade socioeconômica aqui na nossa cidade e eu espero que esse trabalho continue nos próximos anos. É um trabalho muito importante para o bem-estar dos nossos animais”, relata.

Cristiane Fernandes Nunes é responsável ONG Resgatando Patinhas e também aproveitou a chance para realizar a castração de quatro gatos resgatados pela organização. “Quero agradecer pela oportunidade de participar do mutirão de castração e agradecer a toda equipe da clínica pela competência e carinho com os animais, dizer que todos os gatinhos estão bem e que foi um privilégio poder participar. E, da próxima vez, quero participar novamente”, afirma.