Comunidades rurais de Brumado serão beneficiadas pelo programa “Água doce”

Quinta / 14.01.2016

Por Luís Gustavo

Segundo Frederico Neves, Água Doce é um programa do Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e a Prefeitura de Brumado.

Cerca de 20 comunidades rurais, pertencentes à região de Brumado, serão contempladas com sistemas dessalinização de água em poços artesianos por meio do projeto “Água Doce”. Segundo o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Frederico Neves, Água Doce é um programa do Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e a Prefeitura de Brumado, gerido através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O projeto consiste em implantar o processo de dessalinizações em regiões que já possuem poços artesianos abertos pela Companhia de Engenharia Ambiental e de Recursos Hídricos da Bahia (CERB). Para a implantação do recurso é necessária a vazão suficiente de água potável para suprir a comunidade. Será implantado um sistema contendo três caixas, com capacidade de 10 mil litros cada, e um tanque para comportar os rejeitos gerados pela dessalinização da água atendendo a exigência mínima de 20 famílias por comunidade. No momento, estão sendo realizadas obras nas comunidades de Caatinga Grande, Lagoa da Tapagem, Laranjão, Agrestinho e Capote. A Prefeitura Municipal aguarda o inicio, pela empresa responsável, de mais 15 obras que já foram liberadas.

Será implantado um sistema contendo três caixas, com capacidade de 10 mil litros cada, e um tanque para comportar os rejeitos gerados pela dessalinização da água.