Produção da agricultura familiar da Bahia ganha reforço com Programa de Cisternas

Sexta / 22.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

Os investimentos atenderão a 11.761 famílias de 161 municípios do semiárido baiano, com tecnologias sociais de captação e armazenamento de água da chuva.

Com a chegada da chuva, que começa molhar as terras baianas, a produção agrícola do estado ganha reforço com a meta de construção de 6.933 cisternas calçadão e 4.828 barreiros trincheiras. Os investimentos atenderão a 11.761 famílias de 161 municípios do semiárido baiano, com tecnologias sociais de captação e armazenamento de água da chuva para produção de dessedentação animal. A iniciativa é do Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com o do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), no âmbito do Programa Estadual Água para Todos, através do convênio 027/2013.

De acordo com o Superintendente da CAR, Jeandro Ribeiro, a previsão é que até dezembro de 2016 o convênio já tenha sido totalmente executado. “Já entregamos cerca de três mil aguadas e até o fim do ano vamos executar as demais”, disse Jeandro. Segundo a Coordenadora de produção do Água para Todos, Kamilla Santos, a cisterna calçadão é uma tecnologia de captação de água da chuva, com a capacidade de armazenar 52 mil litros de água. “Ela possui um calçadão de 200 m² onde a água da chuva cai e escorre para a cisterna”, destacou. Já o barreiro trincheira é utilizado mais para dessedentação de animais de pequeno e médio porte. Ele é estreito e profundo, média de 3 a 4 metros para evitar a evapotranspiração. O barreiro acumula em média 500 m³ de água. No período chuvoso, o semiárido se renova e as pessoas que ali habitam veem a possibilidade de produzir seu próprio alimento, garantindo a segurança alimentar.