Mobilização busca consolidar São João como produto turístico

Quinta / 18.02.2016

Por Secom/BA

O objetivo é discutir mecanismos de apoio ao forró, incluindo o reconhecimento do São João como festa que induz o fluxo turístico por sua expressão cultural e econômica.

Forrozeiros de todo o País desembarcaram em Brasília, na última quarta-feira (17), para uma série de reuniões na Esplanada dos Ministérios. O objetivo é discutir mecanismos de apoio ao forró, incluindo o reconhecimento do São João como festa que induz o fluxo turístico por sua expressão cultural e econômica. O grupo se reuniu com os ministros Jaques Wagner, Henrique Eduardo Alves, Miguel Rosseto e Juca Ferreira, aos quais reivindicou a inclusão do São João do Nordeste no calendário oficial do turismo, como maior produto do inverno.

O secretário de Turismo do Estado da Bahia, Nelson Pelegrino, integra a comitiva que reuniu artistas como, Zelito Miranda, Adelmário Coelho, Carlos Pitta, Alcymar Monteiro, Flavio José e integrantes da banda Estakazero, entre outros forrozeiros de grande expressão. “Desde o governo de Jaques Wagner, a Bahia atua em defesa do reconhecimento da festa por seu valor cultural e econômico”, disse Pelegrino. O secretário enfatizou ainda, que a mobilização em defesa do forró tem produzido avanços, como no ano passado, quando ocorreu a aprovação pela Assembleia Legislativa da Bahia de uma cota de 60% para os forrozeiros do estado, na contratação de atrações para as festas juninas.

No Ministério do Turismo, o grupo também discutiu, no mesmo dia, a necessidade do reforço da Embratur na promoção internacional do São João. Outro item que será discutido refere-se à simplificação do cadastramento dos artistas, que tem regras estabelecidas na portaria 270/14. Na Cultura, o pleito é de incorporação do São João ao calendário do ministério, a fim de assegurar recursos para promoção da festa.