Encontro dos Produtores de Barra da Estiva: 8ª edição do evento fecha parceria e aposta em novas culturas

Segunda / 14.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

"Acreditamos na força do empreendedorismo dos produtores de Barra da Estiva e região", afirmou o Secretário de Agricultura José Henrique Tinoco.

Barra da Estiva é conhecida como a 'Terra do Café', mas também quer ser conhecida como a terra do morango, do maracujá, da banana e das frutas cítricas. E, apostando nisto, é que a Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Barra da Estiva (ADESBE), em parceria com a Prefeitura Municipal e Secretaria de Agricultura, fecharam um convênio de cooperação técnica com a Universidade Federal do Recôncavo Baiano, sediada em Cruz das Almas, visando estimular a produção de banana e frutas cítricas na região. Na 8ª edição do Encontro de Produtores Rurais de Barra da Estiva e Região, além de tratar da produção de café, morango e maracujá, que já estão consolidadas na região, o evento vai abordar também a produção de banana e frutas cítricas.

Falando a reportagem do Sertão Hoje, o Secretário de Agricultura de Barra da Estiva, José Henrique Tinoco destacou que no segundo encontro, a cultura da banana já havia sido tema de um dos minicursos ministrados durante o evento e que, a partir daí, os moradores da comunidade quilombola do Camulengo resolveram apostar na cultura. Ele inclusive nos enviou fotos da mais recente venda feita pelos moradores, em janeiro deste ano, em que o comprador adquiriu um caminhão 'fechado' de banana.

Sobre o 8º Encontro dos Produtores, José Henrique destacou que além da nova parceria com a Universidade Federal do Recôncavo, o evento mantém a parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (UESB) e outras instituições. "Escolhemos como tema deste ano 'Plantando oportunidades é que se colhe bons frutos' porque acreditamos na força do empreendedorismo dos produtores de Barra da Estiva e região. O evento será realizado entre os dias 28 e 30 de abril e mais uma vez esperamos contar com todos os nossos parceiros para fazermos um grande Encontro", finalizou José Henrique.

Moradores da comunidade quilombola do Camulengo participaram de capacitação sobre produção de banana e já estão comercializando (Foto: arquivo/Semagri).