Programa de Atendimento Ambulatorial em Feridas do Planserv já realizou mais de 350 atendimentos

Quarta / 20.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

O Programa de Atendimento Ambulatorial em Feridas do Planserv recebeu investimentos da ordem de R$ 560 mil no último ano (Foto: Reprodução/Internet).

O Programa de Atendimento Ambulatorial em Feridas do Planserv – Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais recebeu investimentos da ordem de R$ 560 mil no último ano, na realização de mais de 350 atendimentos. A ampliação do acesso dos beneficiários a um acompanhamento ambulatorial regular nas áreas de cuidados com a pele, feridas e estomias para melhoria da qualidade de vida e reabilitação precoce dos pacientes, indica que o objetivo do programa tem sido cumprido. A redução do tempo de tratamento para beneficiários com diversos tipos de lesões cutâneas é apenas um dos benefícios do programa. Segundo a coordenadora de Prevenção do Planserv, Angela Nolasco, o saldo positivo também inclui a prevenção ao reaparecimento de feridas, aceleração do tempo de cicatrização, redução dos riscos de complicações, melhoria do custo-benefício do tratamento, especialmente em clientelas mais suscetíveis como idosos e diabéticos e, claro, a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Ainda segundo a gestora, o programa conta com equipe especializada composta por, no mínimo, angiologista cirurgião vascular, cirurgião geral, cirurgião plástico, infectologista e enfermeiros especialistas em estomaterapia e dermatologia.

Para participar, os pacientes devem ser encaminhados a um dos ambulatórios credenciados através de formulário específico, solicitado por um médico especialista cadastrado ao Programa. “Um dos critérios para inclusão dos beneficiários no programa é a perda (ou o risco da perda) da integridade cutânea. Além disso, o paciente deve ter condições mínimas de locomoção e não atender aos critérios de participação no programa de home care do Planserv”, resumiu Angela. De acordo com a enfermeira do Núcleo de Prevenção do Planserv, Daniele Vieira, os pacientes acometidos por lesões cutâneas que não contam com um tratamento adequado correm o risco de desenvolvimento de infecções e uma piora significativa da ferida. Daniele disse, ainda, que o programa obedece à proposta de territorialização da rede de prestadores do Planserv, já que as clínicas credenciadas localizam-se em bairros diferentes.

A Coordenadora Geral do Planserv, Cristina Cardoso, afirma que a gestão da assistência está priorizando os programas de saúde do Planserv, devido a seus objetivos de prevenção e de melhoria da qualidade de vida do beneficiário. “Paralelamente às ações de ampliação e de qualificação da rede de prestadores. Uma meta prioritária é investir cada vez mais na ampliação não apenas do Programa Ambulatorial de Feridas, inclusive para o interior do Estado, mas também de outros programas desenvolvidos pela Assistência”, disse a Coordenadora.