Brumado: Audiência Pública explica como se adequar às exigências do Sistema de Inspeção Municipal

Quarta / 11.05.2016

Por Guto Bernardes

O palestrante Almir Eloy, membro da câmara Técnica de carne de Sergipe, fez todas as explicações sobre as exigências para adequação (Foto: Guto Bernardes/Sertão Hoje).

A Prefeitura de Brumado realizou, nesta quarta-feira (11), através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, uma Audiência Pública para apresentar o Sistema de Inspeção Municipal (SIM). O evento foi realizado no auditório da Prefeitura. Estiveram presentes o vereador Weliton Lopes, o secretário de Agricultura, Fred Neves, e alguns comerciantes. O Sistema é responsável por controlar a qualidade de produtos de origem animal e vegetal, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos. Os que trabalham com tais alimentos passarão a necessitar do Certificado de Inspeção Municipal para realizarem suas atividades, entre estes: ambulantes, vendedores de espetinhos, cachorro-quente, acarajé, entre outros.

O palestrante Almir Eloy, membro da câmara Técnica de carne de Sergipe, fez todas as explicações sobre as exigências para adequação. “Esse é um serviço que protege o cliente, além de agregar valores aos produtos certificados. É necessário que sejam seguidas alguma exigências higiênicas no processo de industrialização, bem como no ambiente onde se industrializa ou comercializa. O Sistema de Inspeção Municipal tem integração com o Estado e a União, o sistema é único, podendo assim comercializar os produtos em todo o território brasileiro. Ao ser implantado o SIM, os que trabalham com tais alimentos receberão um certificado provisório de 180 dias, tempo que terão para se adequarem as exigências”, explicou Almir.

Em pronunciamento, o vereador Weliton Lopes destacou a importância de se fazer um trabalho educativo. “Temos que fazer, antes de tudo, um trabalho educativo para conscientização. Quero por em sugestão que a secretária faça um projeto piloto para incentivar a adequação às exigências do Sistema”, enfatizou Weliton.

Em pronunciamento, o vereador Weliton Lopes destacou a importância de se fazer um trabalho educativo para conscientização (Foto: Guto Bernardes/Sertão Hoje).