José Carlos dos Reis participou da 19ª Marcha em Defesa dos Municípios em Brasília

Segunda / 16.05.2016

Por Eliana Costa

José Carlos dos Reis enfatizou a importância de se ter a consciência de quais municípios precisam ter maior autonomia e maior direcionamento de recursos.

O vereador José Carlos dos Reis esteve participando da 19ª Marcha em Defesa dos Municípios, realizada em Brasília, no período de 09 a 12 de maio, contando com a presença de prefeitos, vereadores, secretários municipais, representantes de outras esferas de governo, entre outros. A Marcha é uma mobilização democrática, realizada anualmente desde 1998, e tornou-se o maior evento político do Brasil. Durante o evento são discutidas questões que influenciam o dia-a-dia dos municípios e são apresentadas as reivindicações do movimento municipalista.

A 1ª Marcha foi realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), tornando-se um marco histórico em razão de ter sido a primeira vez em que os Municípios foram à capital federal, oficialmente, falar sobre a insatisfação e reivindicar melhorias para a população. Durante a realização do evento, foram discutidos importantes assuntos relativos à área da saúde econômica, educação, administração dos recursos e as principais reivindicações dos municípios, que em sua maioria passam por sérios problemas econômicos. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, esteve presente prestigiando o evento.

O vereador José Carlos dos Reis, que participou do referido evento, enfatizou que a participação de todos é de suma importância, pois é necessário que se tenha a consciência de quais municípios precisam de maior autonomia e maior direcionamento de recursos para atendimento das necessidades da população. “O município é o que está mais próximo da população e que conhece suas principais prioridades. Por isso defendemos o municipalismo”, pontuou. No dia do encerramento do evento, foi lida a Carta da Marcha e realizada Sessão Solene no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, em Homenagem a CNM.