Ação da Codevasf beneficia produtores familiares do semiárido baiano

Quinta / 11.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

A Companhia investiu cerca de R$ 500 mil para estruturar, com tratores agrícolas e implementos, associações de produtores familiares de cinco municípios.

A produção agrícola familiar no Médio São Francisco baiano está sendo reforçada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Este ano, a Companhia investiu cerca de R$ 500 mil para estruturar, com tratores agrícolas e implementos, associações de produtores familiares de cinco municípios. Os produtores rurais vivem em municípios historicamente atingidos pelos efeitos de prolongadas estiagens: Irecê, Muquém de São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Santa Rita de Cássia e São Gabriel. A ação vem sendo executada pela 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa.

A Associação dos Moradores do bairro do Beira Rio Unidos, do município de Oliveira dos Brejinhos, passa a ter acesso a um trator agrícola com arado fixo de quatro discos e grade aradora de 14 discos. Cerca de 190 agricultores familiares serão beneficiados pela utilização do trator, que ocasionará redução de custos e aumento na renda das famílias. Outras 30 famílias de agricultores familiares da Fazenda Santana, no município de Muquém de São Francisco, terão melhores condições de produzir com o trator agrícola equipado com carreta agrícola, que tem capacidade para quatro toneladas.

Trator idêntico está beneficiando a Associação Agrocit da Fazenda Rio Preto, do município de Santa Rita de Cássia. Segundo a agricultora Zilda Maria Souza de Oliveira, presidente da entidade, o equipamento irá facilitar a produção de mandioca, feijão e milho, principais itens cultivados na região. ‘O nosso trabalho é todo feito manualmente. Então, esse trator vai ser muito importante, não só para nossa associação, que conta hoje com 20 associados, mas também para as cerca de 300 famílias que moram em nosso assentamento’, aponta. As outras entidades que passam a contar com melhor estrutura de trabalho são a Associação dos Pequenos Agricultores de Mocozeiro, do município de Irecê, e a Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais de Lagoa Grande, do município de São Gabriel.