Projeto da Codevasf oferece ações educativas para juventude rural do semiárido

Segunda / 29.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

O Projeto já beneficiou, desde 1993, mais de 30 mil pessoas de 14 a 26 anos, nos estados de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe.

Mais de 390 jovens moradores de comunidades rurais do semiárido ganharão, até o final deste ano, novos horizontes profissionais: eles serão capacitados em diversas áreas de conhecimento pelo Projeto Amanhã. O Projeto é uma iniciativa da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que já beneficiou, desde 1993, mais de 30 mil pessoas de 14 a 26 anos, nos estados de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe. As capacitações são gratuitas e ocorrem de acordo com as demandas do mercado local, regional e nacional.

No Médio São Francisco baiano, área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sede em Bom Jesus da Lapa (BA), 74 alunos recebem capacitação nas áreas de apicultura básica, produção de rainhas, mandiocultura e caprinocultura. Os cursos contam com a parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato dos Produtores Rurais de Irecê (Sinpri). O público atendido reside nos municípios de Irecê, São Gabriel, Ibipeba, América Dourada, João Dourado e América Dourada.

Os jovens interessados em participar do Projeto Amanhã podem procurar a Codevasf em seu estado, ou enviar ofício ou carta à Companhia. ‘As atividades de treinamento são complementadas com cursos, palestras, dias de campo, práticas de empreendedorismo e associativismo para oportunizar o primeiro emprego’, explica a coordenadora geral do projeto Amanhã, Maria da Conceição da Silva.

As capacitações são gratuitas e ocorrem de acordo com as demandas do mercado local, regional e nacional.