Colégio Estadual Profª Lia Públio de Castro promoveu a 1ª Feira de Ciências em Ibitira

Terça / 06.09.2016

Por Maria Nunes

A Feira tem como objetivo estimular a relação ensino-aprendizagem e formar o protagonismo dos estudantes na construção do conhecimento (Foto: Maria Nunes/Sertão Hoje).

No final do mês de agosto, em Ibitira, professores e alunos do Colégio Estadual Profª. Lia Públio de Castro se mobilizaram nos preparativos da 1ª Feira de Ciências, que aconteceu nos dias 01 e 02 de setembro, na praça pública da Av. Central. Em companhia dos professores, os alunos embarcaram em uma animada aventura nas caatingas, pelas fazendas e bairros de Ibitira em busca de materiais para a Feira. A professora de Ciências, Suzany Aguiar, deixou os livros didáticos e partiu para uma aula pratica no campo, onde seus alunos puderam entrar em contato direto com os insetos e pesquisar sobre suas origens.

‘O Projeto Feira de Ciências da Bahia foi idealizado pelo instituto Anísio Teixeira (IAT), com o objetivo de estimular a relação ensino-aprendizagem e formar o protagonismo dos estudantes na construção do conhecimento. Neste contesto, a Feira de Ciências do Colégio, vinculada ao programa Ciências na Escola, tornou-se um espaço de exposição cientifica de caráter pedagógico. O evento foi desenvolvido pelos estudantes no âmbito da escola, nas diversas áreas do conhecimento, orientados pelos docentes. O objetivo é estimular a pesquisa cientifica e a inserção do educando no mundo contemporâneo, científico e tecnológico’, frisou o diretor da instituição, professor Lúcio Aparecido Alves.

Na última quinta-feira (1º), após todos os preparativos, a 1ª Feira de Ciências teve inicio com uma noite cultural e premiações para os vencedores dos programas FACE, TAL, AVE, EPA, FEST, DANCE E JERP. Para fechar a noite com chave de ouro, aconteceu um show de rock com os covers de Legião Urbana. Já na manhã da sexta-feira (02), aconteceu à exposição dos trabalhos científicos em stands. As áreas temáticas apresentadas foram: Ciências Exatas e Engenharia; Ciências Biológicas; Ciências Agrárias; Energia e Sustentabilidade. O evento também contou com o apoio e stands da Secretaria de Meio Ambiente de Caculé, da Cooperativa de Catadores, também da cidade de Caculé, EMBASA, INB e da Secretaria de Educação de Rio do Antônio, na pessoa do secretário Geovanne Lopes.

Na Feira, foram realizadas várias apresentações artísticas, e os temas abordados foram: Política e Ética; Sexualidade; A era digital; O jovem no mercado de trabalho; Valores humanos; Leituras; Agro ecologia/sustentabilidade; e Valores da família. Um dia antes da realização da Feira, a direção da escola convidou a Delegada de Policia do município, Dr. Helen, para debater sobre os valores da família com os pais dos estudantes. Os representantes da Secretaria de Saúde de Rio do Antônio realizaram testes de tipos sanguíneos, aferição da pressão arterial, teste de diabetes e como se prevenir da doença.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA

Na última quinta-feira (1º), após todos os preparativos, a 1ª Feira de Ciências teve inicio com uma noite cultural e premiações (Foto: Maria Nunes/Sertão Hoje).