Bahia: Produtores rurais do semiárido são estruturados pela Codevasf para conviver com a seca

Sexta / 03.03.2017

Por Redação Sertão Hoje

Com um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões, a Codevasf começa a disponibilizar mais 29 tratores agrícolas, com seus respectivos implementos.

Produtores rurais que convivem com os efeitos da estiagem prolongada em 17 municípios do Médio São Francisco baiano, região semiárida do estado, estarão melhor estruturados para produzir nas lavouras. Com um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões, a Codevasf começa a disponibilizar mais 29 tratores agrícolas, com seus respectivos implementos, para beneficiar as famílias de agricultores por meio de associações ou prefeituras. Os tratores são equipados com carreta, grade e arado. “A Codevasf, como uma empresa que promove o desenvolvimento, vem apoiando as associações de produtores familiares e os municípios na estruturação, visando facilitar o manejo da agricultura nessas comunidades. Nessa ação, investimos em 29 tratores para que as pessoas beneficiadas tenham uma melhor qualidade de vida, agregando valor ao seu trabalho e obtendo melhores resultados”, afirma Harley Nascimento, superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa.

Os recursos que viabilizaram a ação são oriundos do Orçamento Geral da União, destinados à Codevasf por meio de emendas parlamentares. As associações comunitárias e prefeituras que serão beneficiadas já estão definidas e contemplam 17 municípios: Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Central, Cotegipe, Irecê, Lapão, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Santa Maria da Vitória, São Desidério, São Félix do Coribe, Serra Dourada, Tabocas do Brejo Velho, Urandi e Wanderley. Entre as entidades que serão estruturadas com as máquinas estão a Associação Beneficente da Zona Periférica e Comunidades Rurais, de São Desidério; Associação Comunitária de Mulheres Produtoras Rurais de Boqueirão, de Serra Dourada; Associação Comunitária dos Moradores de Cedro, Olhos D'água e Barro Alto, de Tabocas do Brejo Velho; Cooperativa Mista Regional, de Irecê; Associação dos Assentados na Área de Reforma Agrária do Projeto de Bom Sucesso, de São Félix do Coribe; e Associação dos Trabalhadores Rurais do Largo, de Paratinga.