Bahia Sem Fogo combate incêndio em reserva natural em Rio de Contas

Segunda / 06.03.2017

Por Redação Sertão Hoje

Os bombeiros e a Brigada Gaviões da Chapada, que atuam no combate ao incêndio em Rio de Contas, estão em trabalho constante no local, assim como a aeronave com Bambi Bucket.

Desde a manhã da última sexta-feira (3), os trabalhos de combate a um incêndio que atinge a Reserva Natural Serra das Almas, na Chapada Diamantina, continuam. Até o momento, foram lançados cerca de 20 homens, entre bombeiros militares e brigadistas, em pontos de maior relevância operacional. Também desde a sexta, uma aeronave do Programa Bahia Sem Fogo, coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), atua em apoio utilizando o equipamento aéreo com Bambi Bucket, espécie de bolsa que transporta água para auxiliar no combate. Na manhã de ontem (05), onze bombeiros do município de Jequié foram integrados à equipe em Rio de Contas para auxiliar na ação de combate no local. Também no dia 05, o secretário Geraldo Reis autorizou a contratação de mais uma aeronave e deslocamento de mais três viaturas com tração 4x4, para viabilizar o acesso terrestre dos bombeiros e brigadistas aos pontos de incêndio. Os veículos serão enviados de Vitória da Conquista (sudoeste) e Seabra (Chapada).

O Corpo de Bombeiros e a Brigada Gaviões da Chapada, que atuam no combate ao incêndio em Rio de Contas, estão em trabalho constante no local, assim como a aeronave com Bambi Bucket, uma vez que a equipe dispõe do suporte de um caminhão de abastecimento de combustível. A prefeitura do município de Rio de Contas também atua em parceria, com suporte logístico aos combatentes e mobilização de efetivo de brigadas próximas. Uma equipe do Bahia Sem Fogo deslocou equipamentos para o helicóptero e material de combate da unidade de Lençóis para reforço na atuação em Rio de Contas. Ainda não há informações da área afetada pelo incêndio. A Reserva Natural Serra das Almas é uma reserva particular do patrimônio natural, localizada no município de Rio de Contas, com extensão de 263 hectares.