Brumado: Em plena semana que é celebrado o Dia da Mulher, vereadoras votam a favor e projeto que reduz licença maternidade é aprovado

Terça / 07.03.2017

Por Guto Bernardes

As vereadoras Ilka Abreu (PR) e Lia Teixeira (PDT), que representam as mulheres no parlamento, votaram a favor do projeto.

A Câmara de Vereadores de Brumado aprovou o Projeto de Lei 006/2017 em plena semana em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher. O projeto, de autoria do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, reduz de 180 para 120 dias o período de licença maternidade para as servidoras públicas do município. Como compensação, o projeto prevê o tempo de uma hora para amamentação, que poderá ser dividido em dois turnos de trinta minutos. Esperava-se que o projeto fosse reprovado, levando em consideração os votos das vereadoras Ilka Abreu (PR) e Edilsa Maria Teixeira (PDT), que representam as mulheres no parlamento. No entanto, as duas vereadoras e mais seis vereadores aprovaram o projeto. A proposta vai de encontro a uma lei federal, visto que, desde o dia 10 de setembro de 2008, através da Lei nº 11.770, as servidoras públicas de todo país conquistaram o direito à licença maternidade de seis meses.