Após cobranças dosa vereadores, equipe da Embasa estará em Brumado na busca de solução definitiva para o mal cheiro na água

Quinta / 09.03.2017

Por Eliana Costa

Os vereadores Léo Vasconcelos, Palito, José Carlos de Jonas e Nem agendaram audiência com a diretoria da Embasa para obterem maiores esclarecimentos sobre a questão.

A população brumadense, pela segunda vez, vem passando por problemas relacionados ao mal cheiro existente na água distribuída pela Embasa, fato que vem gerando muita preocupação, principalmente com relação aos malefícios que podem causar a saúde. Mediante a complexidade da questão, os vereadores Léo Vasconcelos, Palito, José Carlos de Jonas e Nem agendaram audiência com a diretoria da Embasa para obterem maiores esclarecimentos sobre a questão. A reunião aconteceu na manhã da última terça-feira (08), na sede da Embasa, em Salvador, com as presenças da Superintendente de Operações, Drª Poliana Carvalho, e o chefe de gabinete, Dr. Paulo Magalhães. Os parlamentares pontuaram que pela segunda vez a população vem sofrendo com o mal cheiro na água, tendo que, em razão das grandes dúvidas geradas sobre a qualidade da água, comprarem água mineral para o consumo, causando um grande custo para as famílias. Também frisaram ser imprescindível a busca de uma solução definitiva para o problema, assim como o esclarecimento sobre as causas do mal cheiro.

Os representantes da Embasa esclareceram que a ingestão da água não traz nenhum risco à população. A empresa colocou um biólogo de plantão na barragem de Cristalândia para resolver e entender a problemática, o qual se trata de um tipo de alga desconhecido da região. Os representantes também destacaram que há mais de 30 anos não se verifica um fenômeno dessa natureza na região sudoeste. Após expostos os esclarecimentos, os vereadores solicitarem que soluções fossem tomadas o mais breve possível para a tranquilidade da população. Sendo assim, nesta quinta-feira (09) a Superintende de Operações, Drª Poliana Carvalho, juntamente com uma equipe da Embasa composta pelos gerentes regionais de Vitória da Conquista, Dr. Álvaro Aguiar, e de Caetité, Dr. Paulo Ledo, estarão se deslocando para Brumado a fim de entender e resolver definitivamente a situação. A equipe estará também se reunindo com o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos.