Em Vitória da Conquista, municípios e Estado discutem o Pacto Pela Vida e suas ações

Sexta / 10.03.2017

Por Redação Sertão Hoje

Rui Costa esteve em Conquista, onde ele e uma extensa comitiva realizam a caravana do Pacto Pela Vida, em reunião com os gestores municipais da região Sudoeste.

Na manhã de ontem (09), o deputado federal Waldenor Pereira e o deputado estadual Zé Raimundo acompanharam o governador Rui Costa em Vitória da Conquista, onde ele e uma extensa comitiva realizam a caravana do Pacto Pela Vida, em reunião com os gestores municipais da região Sudoeste. A comitiva foi composta pelo Secretário de Segurança Pública, Márcio Barbosa, pela presidente do Tribunal de Justiça, Maria do Socorro, pelo defensor-geral da Bahia, Clériston de Macêdo, e pela procuradora-geral do Ministério Público da Bahia, Ediene Lousado. O encontro com os prefeitos debate ações do programa no combate e prevenção à violência nas cidades, com projetos educacionais, culturais e de oportunidades para jovens e também moradores dos bairros e comunidades. O Pacto pela Vida é constituído de forma pactuada entre sociedade, municípios, Estado, União, Poder Judiciário, Assembleia Legislativa, Ministério Público e Defensoria Pública.

“A gente sabe que a violência não é só um problema de polícia. Passa pela polícia, passa pelo judiciário, ministério público, passa pelo sistema prisional. Então, nada melhor do que o olhar do gestor para acompanhar essas ações e haver uma maior integração entre os entes para que possamos ter medidas eficazes do combate à violência”, explicou o secretário Márcio Barbosa. O governador Rui Costa explicou que as reuniões regionais vêm para trazer mais eficácia na execução do Pacto em todo o estado. “Eu sugeri ao Tribunal de Justiça, ao Ministério Público e à Defensoria que nós percorrêssemos o interior, para nos reunir com quem está na ponta. Ou seja, com os juízes, promotores, defensores da cidade, para alinhar um melhor funcionamento das nossas instituições. Todas essas instituições juntas com o mesmo objetivo, que é garantir a paz e garantir a vida”, disse o governador. Para Rui, com o executivo, legislativo, judiciário e todas as outras entidades funcionando de forma articulada garante um melhor funcionamento da segurança pública.

O Pacto pela Vida é constituído de forma pactuada entre sociedade, municípios, Estado, União, Poder Judiciário, Assembleia Legislativa, Ministério Público e Defensoria Pública.