Guanambi: Secretaria de Saúde acolhe 2ª turma de Residência Multiprofissional em Saúde da Família

Segunda / 13.03.2017

Por Redação Sertão Hoje

Com o suporte das apoiadoras institucionais Kelly Araújo e Zainy Kelly Pereira e da equipe do Nasf, o secretário André Luís deu as boas vindas a todos os profissionais.

Na tarde da última quinta-feira (09), o Secretário de Saúde de Guanambi, André Luís Moitinho Fagundes, se reuniu, no auditório da secretaria, com a segunda turma de Residência Multiprofissional. Com o suporte das apoiadoras institucionais Kelly Araújo e Zainy Kelly Pereira e da equipe do Nasf, André Luís deu as boas vindas a todos os profissionais, além de orientações e informações quanto ao programa. “Estamos aqui em nome do prefeito Jairo Magalhães para acolher e dar as boas vindas a nova turma de residentes”, frisou o secretário. Essa segunda turma conta com profissionais de toda a região, onde irão residir na cidade, sendo ao todo sete profissionais em variadas funções (enfermeiro, odontólogo, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social, nutricionista e educadora física). Os residentes desenvolverão suas atividades no período de 24 meses, em regime de dedicação exclusiva, com carga horária semanal de 60 horas, receberão uma bolsa de estudos diretamente do Ministério da Saúde e estarão desenvolvendo e atuando na Unidade de Saúde da Família do Bairro Vomita Mel.

A implantação do Programa Estadual de Residência Multiprofissional em Saúde da Família em Guanambi foi firmada entre a Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi, através do Departamento de Atenção Básica, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB), com a Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), juntamente com a superintendência de Recursos Humanos (SUPERH) e Ministério da Saúde (MS). “Recebemos profissionais de toda a região. Esse contato inicial foi para acolher e passar informes iniciais quanto a logística e conhecimento da equipe. A nossa pasta irá propiciar todo o apoio necessário ao programa”, salientou André Luís. A importância da implantação e manutenção do curso de residência multiprofissional no município deixa clara a ascensão da cidade no cenário baiano e nacional, no que se refere à preocupação da gestão na melhoria da qualidade dos serviços de atenção básica, pautada na qualificação e valorização profissional. Segundo Manoel Paulo Fraga Rodrigues, diretor do Departamento de Atenção Básica, nesta segunda-feira (13), os residentes irão visitar toda a estrutura de saúde do município, visando conhecer todas as vertentes de atuação em saúde existentes.

Sete profissionais atuarão em variadas funções como: enfermeiro, odontólogo, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social, nutricionista e educadora física.