Guanambi: Secretário de Indústria e Comércio se reúne com comerciantes de carnes do Mercado Municipal

Quarta / 29.03.2017

Por Redação Sertão Hoje

Na reunião, foi abordada a preocupação com o prazo legal estipulado pelo Ministério Público para adequação do espaço do comércio de carnes com as normas sanitárias vigentes.

Na última segunda-feira (27), o vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio de Guanambi, Hugo Costa, se reuniu com os comerciantes de carnes do Mercado Municipal para discutir sobre as soluções quanto às adequações legais e sanitárias do comércio em questão. A reunião aconteceu na sala de reuniões do gabinete municipal e contou com a participação do Diretor do Departamento de Vigilância Sanitária, William Brito, do Procurador Municipal Dr. Euclides Pereira de Barros Filho, do vereador Fabrício Lopes e da administração do mercado. No momento, foi abordada a preocupação com o prazo legal estipulado pelo Ministério Público, através da promotora Tatiane Miranda Caires Mansine de Castro, para adequação do espaço do comércio de carnes com as normas sanitárias vigentes. Durante o diálogo, os comerciantes expressaram as suas opiniões e tiraram dúvidas relacionadas às normas legais.

Hugo Cota externou a sua preocupação com a questão, frisando da sua colaboração para manter o comercio dentro da legalidade, livrando os comerciantes de problemas futuros e de uma melhor qualidade de trabalho para os mesmos. “Estou aqui como um instrumento para, acima de tudo, garantir o comércio dos pais de família dentro da legalidade e segurança sanitária para os trabalhadores e consumidores”, frisou o vice-prefeito. A prefeitura está construindo um espaço para o comércio de carnes na feira livre do mercado municipal, com boxes e toda estrutura dentro dos padrões sanitários. O equipamento contará com balcões refrigerados, boxes em cerâmica, sendo destinados ao comércio tanto de carne bovina, quanto suína, frangos e peixarias. Orçada em pouco mais de R$ 800 mil reais, a intervenção contará com uma nova estrutura elétrica, hidráulica, espaço amplo, melhor ventilação e irá acondicionar 53 espaços para os comerciantes locais.

O comprometimento com uma gestão popular e colegiada é um marco notório da administração municipal, concentrando vigorosas melhorias que fomentam não somente o aperfeiçoamento da segurança alimentar, mas um espaço de trabalho mais digno aos empreendedores que abastecem a mesa dos guanambienses. Hugo Costa frisou a importância do Mercado Municipal para a cidade e região como um todo, enfatizando-o como uma agenda prioritária no planejamento do poder público para o quadriênio. Ele busca não somente o desenvolvimento estrutural, mas também humano, como já demonstrou na realização de uma ação educativa voltada as normas sanitárias com todos os comerciantes da Central de Abastecimento.

Durante o diálogo, os comerciantes expressaram as suas opiniões e tiraram dúvidas relacionadas às normas legais.