'Diga Não à extinção da justiça': OAB realiza evento contra a extinção das comarcas de Tanhaçu, Ituaçu e Barra da Estiva

Quinta / 27.04.2017

Por Leonardo Oliva

O evento contou com as participações de advogados, prefeitos, vereadores, serventuários da justiça e membros da comunidade (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje).

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), através da 21ª Subseção, sediada em Brumado, realizou na manhã desta quarta-feira (26) uma audiência pública para chamar a atenção da opinião pública sobre a intenção do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) de fechar as comarcas de Tanhaçu, Ituaçu e Barra da Estiva. O evento foi realizado no auditório da Congregação Mariana, em Ituaçu, e contou com as participações: dos Presidentes da Subseção Brumado, Dr. Osvaldo Bastos e da Subseção Vitória da Conquista, Dr. Ubirajara Gondim; do Conselheiro Federal da OAB, Dr. Fabrício Castro; dos prefeitos Dr. Jorge Teixeira (Tanhaçu), João Machado (Barra da Estiva) e Adalberto Luz (Ituaçu); dos presidentes das Câmaras de Vereadores Marcinho de Noé (Ituaçu), Tõe Brito (Tanhaçu) e Bô do Sindicato (Barra da Estiva); de advogados, serventuários da justiça e membros da comunidade de uma maneira geral. Segundo Dr. Osvaldo Bastos, a escolha de Ituaçu para a realização do evento foi determinada pela sua localização geográfica, mas o Presidente não descartou a possibilidade de realizar outros eventos em Tanhaçu e Barra da Estiva. Na oportunidade, a OAB distribuiu um panfleto em que destaca que 101 comarcas da Bahia podem ser extintas pelo TJ-BA, o que causaria enorme prejuízo para todos que precisam recorrer à justiça, principalmente a população de baixa renda e aqueles que precisam ajuizar demandas de baixa repercussão como reconhecimento de paternidade, ação de alimentos, entre outras.

Na oportunidade, a OAB distribuiu um panfleto em que destaca que 101 comarcas da Bahia podem ser extintas pelo TJ-BA (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje).