Guajeru: Prefeito Gil Rocha fala sobre os primeiros meses de trabalho em sua segunda gestão

Quarta / 03.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

O prefeito Gil Rocha está na 5ª posição dos 50 melhores prefeitos do país, segundo avaliação da União Brasileira de Divulgação (UBD).

Gerir um município nos dias de hoje não tem sido tarefa fácil para os prefeitos eleitos e reeleitos, que terão que mostrar, acima de tudo, muito jogo de cintura e articulação político-administrativa para conseguir lidar com as dificuldades que estão sendo impostas pela atual crise que o país vem passando. Em Guajeru, região sudoeste da Bahia, o prefeito Gilmar Rocha Cangussu, reeleito em 2016 pelo PDT, já conhece bem esses problemas e vem mostrando que, mesmo com tantas dificuldades, tem conseguido realizar um excelente trabalho. As ações desenvolvidas pelo gestor têm possibilitado avanços para o município e melhorado a qualidade de vida do povo guajeruense. O resultado do trabalho realizado em seu primeiro mandato foi reconhecido tanto pelos eleitores guajeruenses que o reelegeram, quanto pela União Brasileira de Divulgação (UBD), que em fevereiro deste ano divulgou o resultado da avaliação feita pela instituição, na qual aponta os 50 melhores prefeitos do país. A avaliação reconhece a excelência em gestão, com destaque para a responsabilidade fiscal, transparência, publicidade dos atos administrativos e credibilidade junto aos órgãos estaduais e federais. O prefeito Gil Rocha aparece na 5ª posição entre os gestores avaliados.

Na última semana, em entrevista ao Jornal Tribuna do Sertão, Gil Rocha falou um pouco sobre essa nova gestão e as ações que já foram realizadas nestes primeiros meses do seu segundo mandato. “Trazemos sim a experiência de quatro anos de mandato onde, acima de tudo, aprendemos muito, mas também assumimos este novo compromisso. Trouxemos renovação, enfrentando novos desafios, novas lutas e assumindo novos compromissos com a melhoria da qualidade de vida do povo de Guajeru”, destacou. Questionado sobre qual seria o maior legado deixado pela sua primeira gestão o prefeito respondeu: “Em nossa primeira gestão diversificamos nossas ações em todas áreas: saúde, educação, assistência social, infraestrutura, etc. Mas, talvez a mais importante delas, e a que nos permitiu realizar todas as outras, foi a reestruturação administrativa e os ajustes nas contas públicas. Conseguimos negociar dívidas deixadas por gestões anteriores com órgão como a Embasa, Coelba, INSS, entre outros; regularizamos o pagamento de fornecedores; negociamos o pagamento dos salários atrasados dos funcionários públicos (herança deixada pela gestão anterior) e passamos a trabalhar com extrema responsabilidade fiscal e controle dos gastos.”, destacou.

Com um município que não chega a 10 mil habitantes, segundo dados do IBGE, e que faz parte do quadro de cidades que rebem o menor percentual do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), sendo de 0,6, gerir e manter “a casa em ordem” não tem sido tarefa fácil. No entanto, a articulação político-administrativa e a capacidade gerencial do gestor têm permitido ao município celebrar convênios e fazer parcerias com os governos estadual e federal de modo a se beneficiar com programas e ações que têm trazidos melhorias para a população. Sobre essa questão, o prefeito Gil Rocha destacou a importante e fundamental contribuição dos mandatos dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), além do governador Rui Costa. Direcionando para os quatro primeiros meses da atual gestão, o prefeito Gil Rocha destacou que o município segue no mesmo compasso e que as ações continuam a ser desenvolvidas. A entrevista completa com o prefeito Gil Rocha será publica na próxima edição do Jornal Tribuna do Sertão, com um quadro com as principais ações desenvolvidas pelo Governo de Guajeru nas secretarias desde janeiro deste ano.

A articulação político-administrativa e a capacidade gerencial do gestor têm permitido ao município celebrar convênios e fazer parcerias com os governos estadual e federal.