Secretarias de Saúde da Bahia e de Guanambi iniciam mutirão para rastreamento do câncer de mama

Terça / 09.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Jairo Magalhães, ao lado do secretário municipal de Saúde, deu as boas vindas à equipe da Sesab e a todos os técnicos, agentes comunitários e demais envolvidos na parceria.

Nesta segunda-feira (08), foi iniciado o Mutirão do Rastreamento do Câncer de Mama em Guanambi. Toda estrutura foi montada na Praça do Feijão, em frente a crase Secretaria Municipal de Saúde. O prefeito Jairo Magalhães, ao lado do secretário de Saúde André Moitinho, deu as boas vindas à equipe da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e a todos os técnicos, agentes comunitários e demais envolvidos nesta parceria firmada entre a prefeitura, Secretaria de Saúde e o Governo do Estado. Até o dia 24/05, com funcionamento das 8h às 17h, o mutirão tem a perspectiva de atender 2.100 mulheres de 50 a 69 anos de idade. A ação itinerante faz parte do Programa Saúde sem Fronteiras, cujo objetivo é fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Para André Moitinho, a parceria com a Sesab é fundamental para que a cidade reforce o trabalho de prevenção. “Toda a nossa equipe trabalhou arduamente para que tudo estivesse pronto para atender com conforto e celeridade a todas que aqui comparecer, e tudo está ocorrendo com a maior tranquilidade”, destacou o secretário. Em seu pronunciamento, Jairo agradeceu o trabalho de toda equipe e aos colaboradores da Sesab pelo empenho na realização desta ação preventiva. “Continuaremos empenhados em firmar parcerias com o Governo do Estado, para cada vez mais levar prevenção e saúde de qualidade para a nossa gente”, frisou o gestor. As mulheres de 50 a 69 anos que não fizeram mamografia nos últimos 12 meses, ou nunca fizeram o procedimento, devem procurar a unidade de saúde mais próxima ou o agente comunitário de sua rua, para agendar o procedimento, que é totalmente gratuito. Também estiveram presentes o vereador Homero Castro e o secretário de Governo, Edilmar Ladeia (Nenzinho).