Governo de Guanambi promove palestra sobre cultivo da palma com novas tecnologias

Sexta / 19.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

A palestra sobre cultivo da palma com novas tecnologias foi ministrada pelo professor Paulo Suassuna, consultor e especialista no tema.

A Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria Municipal de Agricultura, tem focado nas ações para assegurar parcerias que beneficiem o homem do campo, agregando valor e renda na atividade rural. Neste contexto, na última terça-feira (16), foi realizada a palestra sobre cultivo da palma com novas tecnologias, ministrada pelo professor Paulo Suassuna, consultor e especialista no tema. No evento, realizado em parceria com o Sebrae, o palestrante enfatizou que a palma é a cultura própria para o semiárido nordestino atingido pela estiagem. Porém, o seu cultivo requer cuidados técnicos, inovações que asseguram ao pequeno produtor uma produção que perdure no período da seca até o ciclo das chuvas.

Na abertura, o secretário de Agricultura, Hélio Pereira (Lelé), agradeceu a parceria do Sebrae e destacou o empenho do prefeito Jairo Magalhães em assegurar uma política de incentivo ao homem do campo. “O prefeito tem nos dado autonomia e incentivo para levar benefícios à zona rural, seja nas obras de infraestrutura, seja nas ações de qualificação”, afirmou Hélio. Representando a Câmara Municipal, o vereador e líder do prefeito, Fabrício Lopes, também frisou a importância da parceria com o Sebrae para levar informações relevantes à zona rural. Ao encerrar, o prefeito Jairo Magalhães reafirmou seus compromissos. “Vamos viabilizar a adutora do baixio que vai levar água a 600 famílias, vamos assegurar água para comunidades rurais de Morrinhos e garantir que os homens e mulheres possam produzir e garantir o sustento de seus filhos”, destacou o gestor. Ele afirmou ainda que o conhecimento é um instrumento importante, daí a relevância de uma palestra deste nível.

A palestra contou com a presença de vereadores, produtores, lideranças de associações rurais, do secretário de Desenvolvimento Econômico de Caetité, Rosival Almeida, e o gestor local do Sebrae, Ridson Sales. A Programação foi encerrada no período da tarde, estando presentes pequenos produtores, técnicos e lideranças de associações rurais, com aula e demonstração prática do professor Suassuna, com uma troca de experiências na Biofábrica localizada no núcleo de Ceraíma. Na unidade funciona uma produtora de sementes da palma mantida pela Prefeitura.

A Programação foi encerrada no período da tarde, com uma troca de experiências na Biofábrica localizada no núcleo de Ceraíma.