Guanambi: Secretaria de Trânsito realiza atividades na campanha do Maio Amarelo

Terça / 23.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

A mobilização teve início com reuniões setoriais, blitz educativas e prossegue com palestras na Escola Municipal Celito Brito no próximo dia 24 e IF Baiano, no dia 25, às 9h.

A Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRANS) de Guanambi está realizando diversas atividades educativas no contexto do Maio Amarelo, nomenclatura instituída como o mês de prevenção dos acidentes de trânsito. A mobilização teve início com reuniões setoriais, blitz educativas e prossegue com palestras na Escola Municipal Celito Brito no próximo dia 24 e IF Baiano, no dia 25, às 9h. “A adesão ao Maio Amarelo reforça o foco da gestão municipal, já que o prefeito Jairo Magalhães tem recomendado ações e iniciativas para prevenir os acidentes, inclusive com investimentos nas sinalizações, entre outros”, ponderou a Diretora da Superintendência Municipal, Eleuza Nogueira. Ela ainda destacou que é preciso combater a imprudência, uma das causas maiores dos acidentes.

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada. O objetivo é, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

A ação vem acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata. O Maio Amarelo estimula as pessoas a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. A marca que simboliza o movimento - o laço na cor amarela - segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, o de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente.

Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção primeira colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos. O tema escolhido para a campanha deste ano é #MinhaEscolhaFazADiferença. O tema é abordado numa linguagem acessível e direta para que as dicas sejam assimiladas por todos. São orientações simples, mas importantes. Elas buscam mudar comportamentos, chamam a atenção para a reflexão, para o planejamento e um olhar sempre atento para as questões de segurança.