V Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada em Guajeru na última quarta-feira (26)

Segunda / 31.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

Após o debate foram escolhidas as propostas que serão apresentadas e defendidas pelo município na Conferência Estadual que acontecerá em Salvador entre os dias 18 e 20/17.

Foi realizada em Guajeru, na última quarta-feira (26), a V Conferência Municipal de Assistência Social. Promovida pela Secretaria de Assistência Social e pelo CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), a Conferência teve como objetivo analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e financiamento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), reconhecendo a corresponsabilidade de cada federado: governo, estado e município, neste processo.

O evento teve início com o credenciamento dos participantes e logo em seguida com a abertura oficial. “Temos visto nos últimos anos a preocupação do atual gestor em promover ações que visem atender às necessidades da população mais carente do nosso município, buscando, junto a órgãos estaduais e federais, apoio e subsídios para que isso de fato ocorra. Hoje temos também, em funcionamento no nosso município, projetos implantados pela atual gestão que têm demostrado esse cuidado com a nossa população, a exemplo do “Tocar Guajeru”, “Mãe Guajeruense”, “Jovem Atleta Cidadão”, como tantos outros, destacou Ivanilde. Na sequência foram realizadas apresentações dos Grupos de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, coordenados pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Zilda Arnes em Guajeru, com a participação de alunos do “Tocar Guajeru” e integrantes do Grupo de Convivência da Melhor Idade.

O tema central da Conferência: “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, foi apresentado pela Controladora Interna do município, Fátima Viana, Tecnóloga em Processos Gerenciais pela FATEC e licenciada em Língua Portuguesa pela UNEB. A apresentação e debate das Planárias Temáticas envolveram os participantes da V Conferência e foram direcionados por 4 eixos temáticos. Após o debate foram escolhidas, por meio de votação, as propostas que serão apresentadas e defendidas pelo município na Conferência Estadual que acontecerá em Salvador entre os dias 18 e 20 de outubro. A Conferência foi finalizada com a escolha dos delegados que irão representar o município.