Rui Costa entrega tratores e firma convênios para beneficiar pequenos agricultores no sudoeste da Bahia

Terça / 12.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

Rui Costa entregou 15 tratores para os pequenos agricultores do sudoeste da Bahia e autorizou convênios da SDR com associações locais (Foto: Pedro Moraes/GOVBA).

Na última sexta-feira (08), dando continuidade à agenda no município de Belo Campo, na região de Vitória da Conquista, o governador Rui Costa entregou 15 tratores para os pequenos agricultores do sudoeste da Bahia e autorizou convênios da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) com associações locais. O investimento foi de R$ 770 mil, por meio do programa Bahia Produtiva. “O desenvolvimento da Bahia passa pela agricultura familiar. A Bahia é o estado que tem o maior numero de agricultores familiares do país, são 700 mil famílias, cerca de 3 milhões de pessoas. Para conseguir é preciso que as terras estejam legalizadas, que tenham esses certificados de cadastros ambientais. Por isso contratamos empresas e equipes para fazer o certificado para grupos de agricultores e já entregamos 120 mil certificados. Até o final do governo teremos entregue 400 mil títulos”, afirmou o governador Rui Costa.

O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, ressaltou o esforço do Governo do Estado para melhorar a renda no campo. “O governador chegou da China à meia noite, já fez uma agenda na capital e está agora em Belo Campo. São 15 máquinas que vão fortalecer a agricultura familiar, dar uma dinâmica diferente no preparo de solo, na aragem, no transporte de água em pipas para pequenas distâncias. O trator é resultado de emendas parlamentares de deputados parceiros com o Governo do Estado, beneficiando associações e prefeituras”, ressaltou o Jerônimo. Os convênios do Bahia Produtiva, segundo ele, são ligados à agroindústria, criação de galinhas, pequenos fabrios. Ao todo, são cerca de R$ 2,5 milhões em entregas para os municípios do entorno.

Rodrigues afirmou que o programa de governo no segmento rural está com uma agenda muito completa. “Na área de agroindústrias temos duas vertentes. O governador ampliou o programa de governo e determinou que nós investíssemos mais do que estava previsto na recuperação da agroindústria, que por algum motivo estivesse desativada ou funcionando de forma precária. Então fizemos um mutirão para identificar esses empreendimentos e investimos para revigorá-los. Outra vertente é voltada para a agroindústria que estava funcionando e teve o reforço de programas como o Pró-semiárido e o Bahia Produtiva”, disse.

O secretário também destacou o esforço do Estado para ampliar o acesso à tecnologia para o pequeno agricultor. “Estas entregas de tratores estão superando o que estava previsto. Estamos chegando ao final do terceiro ano de governo e percebemos que o Estado ampliou em muito as entregas de equipamentos, inclusive com recursos diretos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural”. Rodrigues falou ainda das parcerias com as prefeituras para reforçar a assistência técnica. “O governo vai continuar fazendo assistência técnica através de convênios e contratos com entidades, mas queremos fortalecer as parcerias com as prefeituras”.