Ações de enfrentamento à violência contra a mulher em Guanambi são debatidas no Tribunal de Justiça da Bahia

Quarta / 13.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

A deputada Ivana Bastos e a coordenadora do Conselho em Defesa dos Direitos da Mulher de Guanambi, Ana Flávia, se reuniram com a desembargadora Nágila Brito.

Nesta terça-feira (12), a deputada Ivana Bastos e a diretora do Departamento de Proteção Especial, vinculado a Secretaria de Assistência Social de Guanambi, Ana Flávia Barros, se reuniram com a desembargadora responsável pela Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça da Bahia, Nágila Brito. Durante o encontro, foram apresentados os dados de processos de violência doméstica em Guanambi, bem como sobre a importância de realizar ações voltadas ao combate a violação à integridade e à dignidade humana das mulheres. Dentre as ações apresentadas estão: a implantação de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), a instalação de uma Casa Abrigo para as vítimas e a realização da campanha Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa.

“Nosso objetivo aqui é buscar mecanismos e estratégias para dar visibilidade a esse problema. O conselho está disposto e empenhado em realizar ações de combate e prevenção à violência, assim como de conscientização da sociedade em geral”, destacou a coordenadora Ana Flávia. Segundo Ivana Bastos, a luta pela implantação da DEAM visa fortalecer a aplicação da Lei Maria da Penha no município e estabelecer um ponto de apoio às mulheres. “Apesar de lutarmos pela conscientização dos homens para uma convivência familiar em paz, não podemos fechar os olhos para o grave problema enfrentado diariamente pelas mulheres em seus lares e fora deles. Recentemente, conseguimos levar a Ronda Maria da Penha para o município, mas precisamos garantir que mais mulheres tenham uma rede de apoio e se sintam seguras para denunciar, bem como saibam que terão a assistência necessária para seguir em frente” frisou a deputada.

Sensível a necessidade do município, a desembargadora Nágila Brito colocou-se à disposição para ajudar nas ações e para levar, junto ao conselho, secretaria e prefeitura, a Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa para Guanambi. Ela também se dispôs em apoiar e orientar o município na realização de outras atividades e na luta pela implantação da delegacia e de toda uma rede de assistência às mulheres. Na ocasião, A coordenadora Ana Flávia informou a desembargadora das ações já desenvolvidas pelo conselho em parceria com a Prefeitura, focando ações direcionadas a defesa e inclusão social das mulheres.