Baixo de Irecê e proposta de desconto para liquidação de dívidas de produtores são temas de reunião em Brasília

Terça / 19.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

A solicitação feita na reunião é para que Pessoas Jurídicas também tenham acesso aos descontos, já que a medida contempla apenas os produtores Pessoas Físicas.

O Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Avelino Neiva, e o superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa (BA), Harley Nascimento, reuniram-se em Brasília (DF) com parte da bancada parlamentar da Bahia, prefeitos e produtores de projetos de irrigação da Codevasf. No ato, que ocorreu na última semana, eles dialogaram sobre assuntos da área de atuação da 2ª Superintendência Regional da empresa, localizada em Bom Jesus da Lapa (BA). "A reunião foi bastante proveitosa. Pudemos tratar sobre o início das atividades do Projeto Baixio de Irecê e sobre a inclusão das Pessoas Jurídicas na Lei 13.340. Acredito que conseguiremos ser exitosos em todos os pleitos. O Projeto Formoso foi muito bem representado pelo presidente do Conselho, Antônio Márcio, que fez a solicitação referente à inclusão das Pessoas Jurídicas na Lei 13.340", conta o superintendente regional da Companhia, Harley Nascimento.

A Lei 13.340/2016 estabeleceu descontos para incentivar a liquidação das dívidas de titulação de lote e tarifa de água (conhecida como K1) de agricultores de projetos públicos de irrigação mantidos pela Codevasf. Os descontos previstos na lei variam de 10% a 95%. A campanha teve início em fevereiro deste ano e seguirá até o mês de novembro. A solicitação feita na reunião é para que Pessoas Jurídicas também tenham acesso aos descontos, já que a medida contempla apenas os produtores Pessoas Físicas. Cerca de 2,3 mil agricultores dos projetos públicos irrigados do Médio São Francisco baiano – área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Codevasf – podem ser beneficiados até o final do ano com os descontos. Outro assunto da reunião foi o início das atividades do perímetro de irrigação Baixio de Irecê, localizado nos municípios de Itaguaçu da Bahia e Xique-Xique, que tem área irrigável prevista de 47 mil hectares, e está sendo implantado pela Codevasf. Perímetro tem potencial para ser um dos maiores projetos de irrigação da América Latina. A primeira etapa do projeto já foi concluída.