16° Simpósio Nacional do Agronegócio Café contou com palestras de jovens empresários do ramo

Quarta / 13.05.2015

O 16° Simpósio Nacional do Agronegócio Café (AGROCAFÉ) dedicou à sustentabilidade dos negócios familiares a maior parte da programação do segundo dia do evento, promovido pela Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé). Aproximadamente 200 agricultores familiares da cafeicultura participam do evento, graças às caravanas mobilizadas pela Assocafé, com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Rural, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que proveu o transporte, hospedagem e alimentação para todos os pequenos agricultores. A grade também contou com os cursos intensivos de barista, de noções básicas de classificação e de degustação de café, além de legislação pertinente nas parcerias no agronegócio.

A manhã começou abordando o papel da mulher e do jovem no mercado de café brasileiro, com a participação da gerente-geral da empresa Café Baronesa, Ivy Macedo Ribeiro, de 23 anos, que abordou as suas experiências a frente da empresa. A programação do Agrocafé na terça-feira (12) também contou com a participação do inventivo Matheus Ladeia, estudante de Engenharia Mecânica da Unifacs, e CEO da startup Pastar. Ele foi vencedor, em 2014, do Prêmio Ideias Inovadoras, do Governo do Estado da Bahia. Os dois jovens se constituíram profissionalmente através das empresas das famílias.

As duas palestras empolgaram a plateia, constituída principalmente por jovens da agricultura familiar e estudantes. “Anima e rejuvenesce ouvir esses jovens palestrantes dando seu relato, mostrando os rumos da nova agricultura com tecnologia e paixão, aprendendo com os pais e dando lições a eles também. Tenho certeza de que foi inspirador para muitas pessoas que estão conosco hoje”, disse João Lopes Araújo, presidente da Assocafé. Os painéis ao longo do dia trataram da Evolução da empresa familiar no agronegócio café (Dom Cabral), da Gestão eficiente e sustentável da fazenda de café (Sebrae), e das Regiões cafeeiras com Indicações Geográficas e as vantagens alcançadas (MAPA, Abacafé, Sebrae).